A digitalização do imóvel no mercado imobiliário

Não podemos negar que a pandemia do covid-19 vem impactando diversos setores do mercado de formas diferentes, alguns setores estão sendo muito penalizados, como o turismo, a aviação, a gastronomia, enquanto outros mostram resistência, como os setores considerados essenciais, porém, a nossa atenção será voltada para os que estão mostrando um desempenho forte e estão sendo favorecidos por uma onda de mudança de habitos, é o caso do setor de artigos esportivos e e-commerce.

Surpreendentemente o setor imobiliário mostra um resultado positivo frente às adaptações dos corretores e a digitalização do imóvel, fazendo com que vendas e locações sejam fechadas de forma 100% digital.

A digitalização de muitos mercados será algo irreversível depois da pandemia, a tecnologia estará cada vez mais presente na vida das pessoas, para o mercado imobiliário isto está acontecendo de forma ascendente, uma das tecnologias de maior destaque é o Tour Virtual 360, que possibilita a visitação no imóvel de forma remota e digital.

Popularizado pelo Google Street View, o tour virtual amadureceu e está se tornando uma ferramenta mais efetiva e adaptada a diversos setores, isso se dá ao fato de sermos mais instigados a acessar conteúdos que possuem apelo visual e interativo.

A Imóvel Panorâmico é uma empresa que explora os recursos da tecnologia para efetivar a geração do lead através do tour virtual 360, todos os tours imobiliários desenvolvidos pela empresa possuem uma mescla entre imagens 360 graus aéreas e terrestres, fazendo com que o usuário tenha visões nunca antes alcançadas do imóvel, além de conhecer o seu entorno e todos os benefícios que ele oferece.

Para o mercado imobiliário, o tour virtual 360 permite a visita virtual completa entregando os mesmos recursos da visita física, por exemplo, os usuários podem abrir armários e gavetas para terem uma melhor noção de espaço, os pequenos textos espalhados ao longo do imóvel falam sobre os detalhes relevantes que seriam comentados pelo corretor no momento da visita presencial, e a televisão na sala pode ser ligada para que o usuário assista um vídeo sobre o imóvel ou empreendimento.

Além dos recursos interativos, todas as formas de contato são enaltecidas para forçar a geração do lead, como botões que iniciam o chat Whatsapp, telefones, localização e redes sociais, além de um botão de compartilhamento onde o próprio usuário poderá compartilhar o tour em sua rede social ou grupo de Whatsapp. Podendo a geração do lead ser feita antes mesmo do passeio virtual através de um simples formulário, levando em consideração o interesse e a curiosidade do usuário em conhecer os detalhes do imóvel.

Exemplo de tour virtual de apartamento decorado: www.imovelpanoramico.com.br/theparkview

Alguns benefícios do tour virtual imobiliário são muito expressivos, abaixo destacamos alguns deles para o corretor e o cliente:

economia de tempo e dinheiro: o tour virtual possibilita uma expressiva redução de tempo para o corretor e para o cliente por possibilitar a visita ao imóvel de forma remota, dispensando em um primeiro momento, o deslocamento ao imóvel, isso faz com que os clientes que não possuem muito tempo para visitar os imóveis possam fazê-lo de onde estiver, em casa ou fora dela, e possibilitando ao corretor um melhor aproveitamento desse tempo que estaria desprendendo no deslocamento.

leads qualificados: por conta da visita virtual, os leads provenientes do tour são clientes que já conhecem os detalhes do imóvel e possivelmente se interessaram pelo mesmo. Isso faz com que o corretor não desprenda o seu tempo com os clientes que não gostaram de algum detalhe ou característica do imóvel, como acontece muitas vezes na visita física, não avançando para um possível fechamento.

imóvel disponível 24 horas: o fato do tour virtual estar disponível todo o tempo, faz com que o usuário possa visitá-lo no momento em que terá mais tempo para navegar por todos os ambientes e conhecer todos os itens de interatividade, fazendo com que a mensagem transmitida através do tour seja passada por completo.

experiência com toda a família: normalmente as decisões são tomadas em conjunto com as pessoas que irão usufruir do imóvel, seja ela residencial ou comercial, e muitas vezes não são todos que podem ir visitar o imóvel em um primeiro momento, isto faz com que o tour se torne uma ferramenta indispensável para proporcionar visitas em conjunto, por membros de uma mesma família no aconchego do seu lar ou em uma reunião empresarial.

poder de persuasão: a realidade é indispensável na hora de fechar um negócio, por isso, disponibilizar as imagens reais em 360 graus aumenta a segurança para o cliente e corretor, dando mais credibilidade à negociação e fazendo com que o corretor consiga convencer o cliente através do direcionamento da visita virtual.

revisita: através da ferramenta, o cliente pode retornar ao imóvel quantas vezes forem necessárias para tirar dúvidas e analisar as diverenças, isso aumenta as chances de ele entrar em contato para tirar alguma dúvida.

– responsividade: pensando na possibilidade de visita ao tour em qualquer lugar e horário, é indispensável ter um ambiente responsivo, que se adapta não só ao dispositivo que estiver acessando a ferramenta, celular, tablet ou computador, mais também com o sistema operacional utilizado por ele, como Android e IOS.

Agora podemos destacar alguns benefícios para as imobiliárias e construtoras  que possuem tour virtual de imóveis como estratégia de vendas.

– retenção de clientes: websites com tour virtual recebem mais usuários do que páginas com fotos comuns, isso porque o usuário busca sempre por uma melhor experiência e por uma forma de visualizar melhor os detalhes, sem contar no tempo a mais que o usuário ficará no website em função do tour virtual, aumentando a relevância para os sistemas de busca e mantendo por mais tempo a atenção do usuário na sua empresa, diminuindo o tempo gasto com a concorrência.

maior competitividade: cada vez mais os clientes buscam referências para consumir produtos e serviços, normalmente por indicações de amigos ou conhecidos. A utilização de tour virtual dará mais credibilidade para a empresa e transparecerá a preocupação com os avanços da tecnologia, com melhor experiência ao usuário e com a solidez na adaptação às transformações do mercado, aumentando consideravelmente o nível de competitividade.

Sem sombra de dúvidas o tour virtual 360 veio para ficar no mercado imobiliário, e a experiência gerada por ele será uma grande tendência no setor, cada vez mais as empresas e sistemas de gestão imobiliária terão que se adaptar para receber esta tecnologia que nos surpreenderá e contrinuirá cada vez mais para o fechamento dos negócios.

William R Almeida

CEO Imóvel Panorâmico

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